Para quem pesquisa sobre exercícios físicos e deseja ter melhores resultados com seu treino
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Métodos para aumentar a massa muscular
Aumentar a massa muscular é um dos desejos mais difíceis, apenas os persistentes conseguem melhorar seus resultados, por que quantos mais forte fica mais difícil será sua evolução. Então o que fazer para continuar aumentando a força sempre, mesmo lentamente? O desenvolvimento não depende apenas do treino de musculação, mas tem algumas técnicas que podem lhe ajudar a quebrar essa barreira de "ferro".
Após alguns meses ou até anos de musculação os treinos básicos já não são mais suficientes para progredir, então temos que aderir técnicas diferentes que farão toda a diferença nas primeiras semanas, logicamente que após meses essa técnica também não irá surti o mesmo efeito da fase inicial obrigando a mudar as técnicas novamente. Claro que os veteranos com vários anos de musculação não usam sempre um método diferente, você pode fazer um ciclo de técnicas que mais gosta, dessa forma seu sistema nervoso e músculos nunca irão ficar no modo automático,obrigando o corpo sempre a se adaptar a novas exigências e como consequência sua força e massa muscular vai aumentar.
Vamos ver algumas técnicas para melhorar o desenvolvimento muscular:
Técnica Doubles
A técnica é bastante simples, consiste em fazer um exercício muscular duas vezes no mesmo treino, inicio e final, dessa forma você estará usando algumas fibras que não foram usadas nas primeiras séries e melhorando sua coordenação motora que é muito importante para um bom treinamento, é sempre melhor fazer um execício com carga menor mas com a mecânica totalmente correta (amplitude,pegada,movimento, etc.). Fazer o mesmo execício no inicio e no final é bastante diferente do que fazer todas as séries de uma vez só, pois o sistema nervoso acostuma com o movimento e entra no automático, provocando nenhuma mudança na sua coordenação.
Fase negativa
O exercício de musculação consiste em duas fases, positiva e negativa, sendo a negativa o momento em que a carga sai da sua posição inicial (Ex: Supino Reto: descendo a barra em direção ao peitoral), no movimento negativo do exercício estamos utilizando mais fibras musculares do que a fase positiva, para aumentar a intensidade iremos fazer a negativa em um tempo maior e com amplitude máxima, assim o músculo sofrerá tensão por mais tempo provocando uma fadiga mais rápida que o normal.
Pump muscular
Esse era o método preferido do Arnold Schwarzennergger, esse treinamento pump serve para inflar o músculo com sangue fazendo média a altas repetições. Os músculos acumulam fluidos mandados pelas artérias, fazendo o sangue se acumular nos músculo dando a sensação que vai rasgar a pele.
Essa hidratação das células com sangue faz com que a síntese proteica seja maior e inibe a proteólise (quebra de proteína).
O grande inchaço celular é adquirido pela tensão constante do músculo, diminuindo o tempo de descanso e aumentando as repetições. Claro que a carga deve diminuir para conseguir realizar este método, gerando um certo receio, mas mesmo parecendo ser um treino para iniciante a técnica pode trazer resultados de qualidade.
Teste de força
Não considere isso uma técnica, mais sim um estimulo a sua musculatura e sistema nervoso de se desenvolver. Separe um treino para "testar" sua força, faça com todos os músculos (não todos no mesmo dia), coloque uma carga um pouco maior que a sua ficha de treino e tente realizar o exercício com todas as repetições corretamente, prestando atenção na postura e execução. Dessa forma você estará mandando estímulos ao seu corpo para se adaptar a uma carga maior ou seja produção de fibras musculares.
Gian Sets
Essa técnica assim como todas acima não deve ser usado para iniciantes, este em especial é recomendado para quem treina a mais de dois anos de forma ininterrupta, pois o desgaste é muito grande e chance de lesões é maior se o corpo não estiver preparado.Gian sets é uma série gigante, ela irá substituir o treino do seu dia, nenhum outro exercício pode ser feito. Escolha 4 ou mais exercício da mesma região muscular e execute-as sem descanso (max. 15 segundos entre as séries e exercícios), isso irá dar um choque muscular provocando uma adaptação rápida na região trabalhada, esse método é perfeito para quebrar o platô.
Veja outras técnicas clicando aqui
Seguir @Treinamentohard
Postado por
João Marcus
às
19:51
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Musculação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário