sábado, 16 de junho de 2012

Alimentos ricos em proteína



Todo mundo que deseja desenvolver sua hipertrofia muscular sabe que precisa ter boas fontes de proteína em sua dieta. A proteína é a base para a produção de fibras musculares e outros tecidos do nosso corpo, quanto mais ingerimos maior será os resultados, além disso uma dieta rica em proteína proporciona benefícios no sistema imunológico e ajuda na queima de gordura devido a digestão da proteína ser lenta em relação ao carboidrato afastando a fome por mais tempo.

Para quem busca a hipertrofia o ideal é ingerir 2g/Kg por dia, então se você pesa 70kg sua dieta diária deve conter 140g de proteína, a dieta de um fisiculturista gira em torno de 3g a 4g/Kg por dia. Para conseguir essa meta diária de proteína pode-se usar suplementos alimentares como um auxilio a sua dieta (nunca substitua a refeição por suplemento), na hora da refeição você deve procurar alimentos ricos em proteína e que contém menos gordura possível, veja a lista abaixo das principais fontes:


Peixe



O peixe é rico em proteína além de conter as gorduras ômega 3 e 6 que são ótimas para a dieta alimentar.Tem em cada porção cerca de 7g de proteína a cada porção 30g e possui alto valor biológico, isso significa que seus aminoácidos e nitrogênio serão retidos pelo corpo em maior quantidade. Um peixe barato e com todos estes benefícios é o atum, o único problema é o gosto enjoativo, mas alguns temperos ou uma salada pode ajudar a manter esse alimento em nossa dieta.

Frango



Assim como os peixes a cada 30g 7g são de proteína, o valor biológico é um pouco menor em relação ao peixe, mas tem um preço muito acessível podendo ser ingerido em grande quantidades diárias. Uma boa forma de prepara-los é grelhar o filé do peito de frango, pois cozinhar deixa o frango muito seco sendo fácil de enjoar.

Ovo



Proteína de ótima qualidade , tem um valor biológico alto e rico em ômega 3 que ajuda na recuperação dos treinamentos, tem cerca de 3g de proteína na clara e 3g na gema totalizando 6g de proteína por ovo. Recomenda-se comer apenas 2 gemas por dia devido a grande quantidade de gordura, essa medida serve para qualquer pessoa, não apenas para quem prática musculação ou outra atividade física. A clara pode ser ingerida sem preocupações, uma maneira fácil de preparar e separar a gema da clara é cozinhando o ovo, e o melhor de tudo é que não usa gordura para preparar.

Carne vermelha



Importante para a hipertrofia, a carne vermelha tem vários aminoácidos e proteínas importantes para a construção do tecido muscular como a creatina, fonte de vitamina B-12, zinco, ferro fortalecendo o sistema imunológico. Recomenda-se a ingerir carne vermelha 2-3 vezes por semana, pois a sua digestão é muito lenta a quantidade de gordura na carna não é pouca, se puder acrescente a sua dieta a carne com menos gordura possível.

Leite



Alta quantidade de proteína e cálcio porém dependendo do produto pode conter alto índice de gordura. Leite desnatado e queijo cottage são as melhores fontes para consumir em uma dieta com pouco lipídio.
O leite integral tem grande quantidade de gordura, mas é uma gordura simples tendo menos chance de ser reservada nos tecidos adiposos, além de ser importante para as vitaminas lipossolúveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário