Seguir @bloginfoprata
O sonho de muitas pessoas é conseguir encaixar uma dieta onde seu corpo irá eliminar gordura e ganhar massa muscular, mas como sabemos essa dieta não é padrão para todos e sim individual pois cada um possui um metabolismo, genética e outros fatores diferentes dos demais. Mas existe um técnica usada pelos fisiculturistas que ajudar a conseguir os resultados desejados, acompanhado de muito esforço e disciplina essa dieta pode dar um upgrade na sua performance.
A técnica não é recomendada para iniciantes pois vamos trabalhar com o carboidrato, nossa principal fonte de energia, e devido a isso nos primeiros dias nosso desempenho nos treino será alterado, a fadiga irá se tornar mais frequente, o metabolismo vai abaixar, causando dificuldade de concentração e perda de massa magra (calma, leia o post inteiro para entender).
Quando diminuímos a ingestão de carboidratos mantendo o nível de proteína e vitaminas elevados temos a intenção de diminuir a reserva de glicogênio no figado, obrigando nosso corpo a pegar energia da massa adiposa e realmente isso funciona, porém como consequência citadas acima não é saudável manter baixo carboidrato por um período muito longo. Por outro lado, se ingerirmos muito carboidrato, o corpo vai pegar a quantidade que necessita e o restante irá armazenar em forma de gordura, então o quem podemos fazer para perder gordura mudando a dieta?
Sabendo dessas características podemos usá-la a nosso favor, fazendo um ciclo de carboidratos vamos conseguir tudo o que queremos e sem prejudicar muito nosso desempenho e saúde.Primeiramente nenhuma informação neste blog irá substituir uma avaliação e opinião de um profissional qualificado, portanto recomendo procurem um acompanhamento especializado. Bom, o ciclo funciona da seguinte maneira, vamos usar 3 dietas diferentes para ser usadas durante a semana:
- Ingestão alta de carboidratos , baixa de gordura.
- Ingestão média de carboidrato , média de gordura
- Ingestão baixa de carboidrato , média de gordura
As proporções são essas, lembrando que o nível de proteína é alta em todos os dias da dieta, você pode perceber que durante a semana seu metabolismo e queima de gordura irá variar bastante, principalmente se aumentar a intensidade dos treinos, agora vamos ver em qual situação iremos usar cada dieta: a dieta 1 será usada para os treinos mais intensos (perna e dorsal) pois são os maiores músculos do corpo portanto necessita de mais energia, a dieta 2 pode ser usada nos dias de treino restante e a dieta 3 nos dias de descanso ou quando realizar apenas aeróbico.
Com esse método seu corpo nunca ficará com o metabolismo estável, com isso a queima de gordura será constante, claro que no dia de baixo carboidrato a queima será maior, principalmente se for acompanhado de um bom aeróbico. Um detalhe muito importante em relação a ingestão de carboidratos é dar preferência para os de baixo índice glicêmico pois eles são absorvidos de forma mais lenta.As principais refeições de carboidrato deve ser feita no café da manhã e no pós treino, com certeza esse são os momentos em que o corpo precisa repor as energias.
No início disse que o ciclo de carboidrato provoca a perda de massa muscular, isso acontece durante as primeiras semanas pois o corpo está em processo de adaptação ao novo fornecimento de energia, mas para amenizar a perda da preciosa massa magra mantenha sempre alta a ingestão de proteína, principalmente a proteína da carnes e ovos para que a digestão da mesma seja lenta tendo sempre proteína disponível.
Segue uma tabela mostrando alguns alimentos que possui carboidrato e seus respectivos IG:
Nenhum comentário:
Postar um comentário