terça-feira, 5 de junho de 2012

Técnicas avançadas de musculação

Muitos praticantes da musculação confundem o significado de "treinar pesado", a maioria pensa que treino pesado é somente colocar mais peso que o normal e tentar fazer as repetições custe o que custar.Um exemplo clássico é o supino reto, o cidadão faz o exercício com 50kg em cada lado realizando 10 repetições corretamente, essa pessoa acha que vai treinar com mais intensidade aumentando mais 20kg sem nunca ter feito com essa carga, pode até conseguir fazer as 10 repetições, mas com certeza não vai conseguir a amplitude correta, realizar todas as repetições, aumentando o risco de lesões, só por esses motivos já fica bem claro que um treino pesado não funciona assim..

Admito que em alguns dias nos sentimos mais confiantes para aumentar o peso, principalmente quando a hipertrofia não está desenvolvendo como antes e você quer se esforçar mais, porém existem outras maneiras de conseguirmos o que queremos de uma forma mais segura e correta.Vamos entender como funciona as técnicas avançadas de musculação, como o próprio nome já indica, essas técnicas não deve ser feita por iniciantes.

Drop set

O drop set funciona como uma piramide decrescente, coloque uma carga desafiadora e faça o exercício até a exaustão, logo em seguida sem nenhum descanso, diminua 50% da carga e faça mais uma série até a exaustão e assim sucessivamente, quando zerar a carga descanse e repita por mais 2 séries totalizando 3 séries, se você treina sozinho os exercícios na máquinas será melhor para trocar o peso sem perder muito tempo. É recomendado fazer apenas um exercício por o músculo e por semana usando essa técnica, pois a intensidade é muito elevada podendo ocorrer lesões se não respeitar o período de descanso.

Veja um exemplo nesse vídeo:





Pré exaustão

O nome da técnica já dá uma noção do efeito, funciona da seguinte forma, ao exercitar uma região muscular faça um exercício composto com carga leve e muitas repetições para pré fadiga o músculo, logo em seguida faça um exercício isolado até atingir a exaustão para quebrar o restante das fibras. A técnica é muito boa pois exige muito do músculo.


Super Slow

No português chama super lento, o exercício é feito com uma velocidade muito lenta tanto na parte negativa quanto na positiva, a ideia é aumentar a tensão muscular durante as repetições, para isso a carga deve diminuir significativamente pois o desgaste é muito maior quando usamos a explosão para voltar a posição inicial. Como modelo dessa técnica veja um exemplo: no supino reto, faça a descida em 4 segundos estabilize a barra no peito por 1 segundo e suba novamente no tempo de 4 segundos, no exercício para perna esse tempo pode váriar.

Veja o vídeo abaixo para tirar dúvidas, Hack (Técnica Super Slow):












Nenhum comentário:

Postar um comentário